INTEGRANTES

CRISTINA ÁVILA
foto: Jonas Golfeto
Ingressou nos cursos livres do Teatro-Escola Célia Helena e da Casa do Teatro (São Paulo) em 1989, quando começou sua formação como atriz. De 1993 a 1998 integrou o grupo Sahaja Camaleão e, paralelamente, A Companhia do Teatro. Iniciou estudo em dança contemporânea em 1999 com João Andreazzi e fez parte da criação do grupo Dancia (2000-2002), trabalhando com a integração entre dança contemporânea e teatro. A partir de 2002 passou a fazer parte da oficina de dança contemporânea ministrada por Ana Bottosso. Estudou ou trabalhou com Lígia Cortez, Érika Bodstein, Valéria Marchi, Miriam Rinaldi, Ana Bottosso, Alexandre Mate, Sandro Borelli, Andréa Pivatto, Miriam Druwe, Luís Cury, Saulo Fujita, Lourenço Homem, Claudia Palma. De 2002 a 2005 integrou, como atriz e produtora, o Canhoto Laboratório de Artes da Representação, dirigido por Alexandre Mate - que, entre outros trabalhos, ocupou o Teatro Funarte de Arena Eugênio Kusnet em 2005. Formou-se em 2001 em Educação Artística com habilitação específica em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da UNESP, em São Paulo. Atua com crianças, adolescentes e adultos em diversos projetos de formação em dança e/ou teatro, como Programa Vocacional (São Paulo, 2006 até o momento), Projeto de Formação e Difusão em Dança (Diadema, 2005 a 2008), Programa Fábricas de Cultura (2009), Oficinas Culturais em São Paulo, Guarulhos, São Bernardo do Campo, entre outros. De 2002 a 2009 fez parte do grupo Danceato (Diadema/SP), dirigido por Ana Bottosso, onde foi bailarina, produtora e assistente de direção. Integra desde 2012 a iN SAiO Cia. de Arte, como bailarina e produtora, com direção de Claudia Palma. Com o grupo Corpo da Vez, recebeu Menções Honrosas como Bailarina-Intérprete pelo solo “Silenciaram” (2006), como Intérprete Feminina pelo solo “Depois dela, ela” (2007) e como Melhor Bailarina pelo espetáculo "Jardim de pequenos gestos" (2012), coreografias de Ton Carbones, nas Mostras de Artes de Diadema 2006/2007/2012.


JAQUELINE BATISTA

foto: Rita Vianna
Formou-se em 1999 em Jazz e em 2000 em Ballet Clássico, ambos pela Escola de Dança Sandra Ballet. Em 1997 estudou sapateado com Sandra Silva e, em 1999, Street Dance com Nilson Rodrigues - participando da Cia. Nilson Rodrigues até 2000. Em 2001 integrou a Companhia Experimental de Danças de Diadema. No mesmo ano estudou, no Centro Cultural Diadema, dança moderna com Eloy Rodrigues e ballet clássico e dança contemporânea com Amarildo Cassiano, além de dança-educação com Luciana Canalonga. Participou como bailarina convidada do espetáculo de dança da Academia Talita Oler. Entre 2004 e 2005 estudou ballet clássico com Luiza Gentile, na Associação Passo a Passo. Desde 1999 ministrou aulas de ballet para crianças em diversos espaços de Diadema. Estudou canto coral com Givaldo Silva e teatro com Jair Rodrigues, atuando também como dramaturga e atriz em espetáculos apresentados na FASB (Faculdade de São Bernardo), na Eletropaulo Metropolitana e no SENAI Almirante Tamandaré. Em 2006, esteve em workshop de dança educação com Uxa Xavier e de dança contemporânea com Fabiana Villas-Boas. Em 2008 concluiu sua graduação com o título de Bacharel em Administração - FASB/Faculdade de São Bernardo. Neste mesmo ano realizou o curso de Gestão Cultural e Captação de Recursos e coreografou para a divulgação das sandálias Ballina na Feira de Calçados em São Paulo. Integrou o grupo Danceato de 1999 a 2009 como bailarina, e de 2006 a 2009 atuou, também, como assistente de coreografia. Em 2010 concluiu o Grade 8 da Royal Academy of Dance e ministrou aulas de dança contemporânea na Escola de Dança Raquel Teixeira, de onde foi sócia em 2011 e recebeu diversas premiações em Festivais como coreógrafa e bailarina. Atualmente cursa Licenciatura em Educação Física na Faculdade Claretiano - Centro Universitário com conclusão prevista para 2014 e ministra aulas de Jazz e Dança Contemporânea na Escola de Dança Raquel Teixeira.





ORLANDO DANTAS
foto: Léo Oliveira
Começou a trabalhar com artes cênicas em 1999, no grupo de teatro Jovens Atores de Diadema. Dirigido por Luis Nunes, o grupo obteve diversos prêmios com o espetáculo “O genro de muitas sogras”, dentre eles a seleção para o Mapa Cultural Paulista. Entre 2000 e 2003 trabalhou com Edson Aquino (“Saturnais”), Cristina Neves (“O pequeno príncipe”) e Mônica Rodrigues (ensaios para “Hui Clo”, baseado no texto “Entre quatro paredes”, de J. P. Sartre), entre outros. Em 2002 iniciou seu contato com o circo (perna-de-pau, tecido, acrobacias) participando do espetáculo “Black-out”, dirigido por Ieda Cecília Gozzo. Ainda com trabalho de circo participou de ”Caminhos”, dirigido por Fabio Carês, e escreveu e dirigiu “Os espantalhos”. Fez cursos, oficinas e workshops com Gabriela Rabello, Ipojucan, Márcio Costa, Luciene Guedes, Luís Alberto de Abreu e Antônio Araújo, estes últimos na Escola Livre de Teatro de Santo André. Em 2001 iniciou seu contato com a dança contemporânea em oficinas com o bailarino Fernando Machado e, em 2003, com Ana Bottosso. Ministrou oficinas de artes cênicas em escolas e instituições diversas em São Paulo e Diadema para crianças e adolescentes. Em 2005 foi produtor da Companhia de Danças de Diadema e ministrou oficina de dança contemporânea para crianças e adolescentes no Centro Cultural Serraria. Atuou na Cia. Cury de Dança, dirigida por Luís Cury, com a qual atuou no espetáculo “Esperando Godot – A Inércia por meio do movimento” e na coreografia “Solidão... Só... Sozinho...”, que recebeu 1º lugar em Dança na 6ª Mostra de Artes de Diadema. De 2003 a 2009 integrou o grupo Danceato como bailarino. Foi bailarino da Fragmento Cia. de Dança, dirigida por Vanessa Macedo. Atualmente, integra a Cia. Druw, com direção de Miriam Druwe. Com o grupo Corpo da Vez esteve em diversas coreografias desde 2006 e recebeu, em 2007, Menção Honrosa como Intérprete Masculino pelo solo “O Caminho de Jó”, de sua autoria, na Mostra de Artes de Diadema.



RENATA BONIOL
foto: Rita Vianna
Iniciou seu contato com as artes cênicas em 1999, através da oficina de dança-teatro ministrada por Ana Bottosso no Centro Cultural Vila Nogueira e da oficina de Teatro do Centro Cultural Diadema onde cursou, neste mesmo ano, a oficina de TV e Vídeo. Em seguida passou a integrar o grupo Catraia, com o qual participou das montagens de “Vereda da Salvação” (2000) e “Cala a boca já morreu” (2001), ambas dirigidas por Ângela Barros – percorrendo diversos teatros em mostras e festivais pelo estado de São Paulo, como 1° Circuito de Teatro do Grande ABC, IV Festival Nacional de Teatro de Americana, Festival Nacional de Mato Grosso do Sul, FENTEPP - Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente. Em 2002 participou da Oficina de Montagem Teatral do Centro Cultural Diadema. Formou-se em 2006 em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Nesta área, atuou como estagiária em assessoria de imprensa na Prefeitura Municipal de Diadema (Secretaria de Comunicação), função que exerce atualmente na APBD - Associação Projeto Brasileiro de Dança. Foi autora, juntamente com Deise Vieira e Margareth Meza, do livro “Ritmo Transformador”, que aborda a formação e atuação dos grupos de dança da cidade de Diadema por meio de depoimentos de seus integrantes. Integrou o grupo Danceato, dirigido por Ana Bottosso, de 1999 a 2009, onde foi também assessora de comunicação.



TON CARBONES
foto: Jonas Golfeto
Iniciou em 1999 com a Oficina de Teatro no Centro Cultural Diadema. Dentro do grupo Catraia (com direção de Ângela Barros), participou como ator, cenógrafo e produtor nas montagens das peças “Farsa da Boa Preguiça” e “Vereda da Salvação”. Esteve em festivais como 1° Circuito de Teatro do Grande ABC, IV Festival Nacional de Teatro de Americana, Festival Nacional de Mato Grosso do Sul, FENTEPP- Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente, obtendo prêmios como melhor ator e cenógrafo. A partir de 2001 fez cursos de Dança Contemporânea e Clássica com diversos professores, entre eles: Ana Andréa, Andréa Pivatto, Anselmo Zolla, Beth Bastos, Cristiane Paoli Quito, Denise Namura, Gabi Imparato, Ismael Guiser, Ivonice Satie, Mário Nascimento, Miriam Druwe, Renata Melo, Sandro Borelli, Tica Lemos, Valéria Mattos, entre outros. Trabalhou em coreografias de : Ana Bottosso, Andréa Pivatto, Fernando Machado, Henrique Rodovalho, Luis Arrieta, Luís Cury, Mário Nascimento, Ricardo Iazetta, Sandro Borelli e Sérgio Rocha. Em 2002 fez parte do elenco da Cisne Negro II Cia de Dança, dirigida por Betsy Lobato e Edmundo Bitencourt, apresentando os espetáculos “Gente” e “Sexteto para dez”, de Sônia Mota, “Del verdi al amarilo”, de Vitor Navarro, "Paisagens”, de Vladimir Condereche e “Presente, ausente...”, de Wagner Alvarenga. Foi bailarino/ator da Borelli Cia. de Dança, onde atuou no espetáculo “Gárgulas”. Integra o grupo Danceato desde sua formação, em 1999, onde foi bailarino e é, atualmente, diretor artístico e produtor. No grupo, atuou nos espetáculos “Ofertorium”, “Karoo”, “Quando teu gosto senti...”, “Figuras de Van”, “Covacha” e “Três momentos do movimento”. Como coreógrafo, criou para o Grupo Corpo da Vez: “Sóneto” (2005 - Menção Honrosa - Mostra de Artes de Diadema), “Quase nós” (2005), “In Pressão” (2006), “Para quatro” (2006), “Manhã de sol” (2006), “Silenciaram” (2006), “Depois dela, ela” (2007), “Quando...” (2007) e “Sem saber” (2007). Como Produtor administra, juntamente com Ana Bottosso, a APBD – Associação Projeto Brasileiro de Dança, instituição que realiza e realizou vários projetos culturais vinculados à dança, tais como o Projeto de Difusão e Formação em Dança de Diadema, A Companhia de Danças de Diadema, Grupo Danceato, Cia de Dança Mão na Roda, ABCDança, Bailando na Cidade, Projeto Pés na Estrada, entre outros. Atualmente participa como educador no Projeto de Formação e Difusão em Dança de Diadema e é bailarino e produtor da Companhia de Danças de Diadema, também dirigida por Ana Bottosso.

Nenhum comentário: